Conrado Saud Programador

Escrevo neste blog, códigos e teorias de programação que desenvolvo e são úteis para mim. Pelo mesmo, espero que seja útil para você. Todo conteúdo aqui é público e gratuito.

contato@conradosaud.com.br

Conheça meu trabalho

Teclas de atalhos úteis no NetBeans para agilizar o desenvolvimento e manutenção de códigos

Escrito por Conrado Saud

contato@conradosaud.com.br

A melhor coisa que ajuda um programador na hora de desenvolver seus projetos, códigos e estuturas, com toda certa é a IDE que ele utiliza. Por muita das vezes, as IDEs tomam conta de ajudar (e muito) na hora de pequenas distrações do programador e principalmente na facilidade e na agilidade em tratar e gerar códigos.
Neste artigor iremos tratar da minha IDE favorita, o NetBeans. Eu utilizo o NetBeans para qualquer tipo de projeto, seja ele em PhP, projetos em Java e até mesmo para pequenas edições de texto.

Trago aqui, uma lista de teclas de atalho que podem ser utilizadas no NetBeans para que seu trabalho seja facilitado e até mesmo agilizado. Espero que goste:
  • Shift + Alt + F: identa todo o código selecionado ♥
  • Shift + Alt + Seta direcional: atrai, empurra, sobe e desce a linha código selecionada
  • Shift + Ctrl + Seta cima ou baixo: copia e colo a linha de código onde está o cursor de digitação ou todo o código selecionado
  • Shift + Enter: insere uma linha em branco logo abaixo da linha que está o cursor
  • Ctrl + Espaço: mostra todas as opções de funções e métodos do recurso que você está digitando
  • Ctrl + Shift + Z: refaz o código apagado pelo Ctrl + Z
  • Ctrl + H: abre uma janela onde você pode escrever um código e substituir todo texto encontrado por outro texto
  • Ctrl + Click: ao segurar Ctrl e passar o mouse sobre a referência de uma classe, ao clicar você será levado ao código fonte daquela classe ou objeto
  • Ctrl + G: vai para o numero da linha desejada
  • Ctrl + E: deleta toda a linha onde está o cursor no momento

Além da lista de atalhos do NetBeans, vale também passar alguns atalhos do Windows que funcionam em qualquer editor de texto que preste, são comandos básicos do sistema operacional Windows, mas que ajuda muito na hora de trabalhar com código.
Veja a lista:
  • Ctrl + Seta: pula uma palavra inteira
  • Shift + Seta: seleciona um caractere. Se utilizado Shift + Ctrl seleciona uma palavra inteira
  • Delete: ao contrário do BackSpace que apaga da direita pra esquerda, o delete apaga da esquerda para a direita
  • Alt + Rolagem do mouse (alguns editores texto é Ctrl + Rolagem do mouse): aumenta e diminui o tamanho das letras, como se fosse um zoom.
  • Ctrl + BackSpace/Delete: deleta uma palavra inteira (ou um grande espaço)
  • Shift + Tab: ao contrário do Tab sozinho que insere um espaçamento, este retoma um espaçamento
  • Clique duplo: Seleciona uma palavra inteira
  • Clique triplo: Seleciona uma linha inteira
  • Home: coloca o cursor exatamente no começo da linha. Pode ser combinado com Shift.
  • End: coloca o cursor exatamente no final da linha. Pode ser combinado com Shift.

Utilizando as teclas de atalho acima, combinando as funções do NetBeans + Teclas de atalhos de textos do Windows você facilitará ainda mais sua digitação de códigos. Volte sempre que quiser neste artigo para relembrar algo que não tenha ficado claro. Salve este artigo no seus favoritos.

Mas a diversão começa agora!
Além das tecla de atalho, também existem alguns comendos mágicos no NetBeans que serão uma verdadeira benção para você, programador. Então segue a lista de comandos para o NetBeans:

Ctrl + Shift + Insert
Exibe uma lista de operações que o NetBeans pode fazer por você, como criar o construtor da classe, todos os metodos Get/Set, entre outros. Só pode ser utilizado dentro de clases do PhP.

Demarcando regiões
Você pode inserir um código especial do NetBeans para criar "folders", ou seja, pequenas pastas dentro do código para esconder e mostrá-los (exatamente como o #region do C#), assim deixando tudo mais organizado. Não funciona em arquivos HTML, CSS e Javascript. Veja:
// 
conteúdo desejado aqui dentro
// 
NetBeans tema Black
Você sempre gostou mais de IDEs que tinham a opção de selecionar o tema "Black" e deixar toda a IDE padronizada com cores escuras? Pois tem como no NetBeans. Inclusive, existe uma infinidade de temas e cores que você pode baixar na internet para personalizar seu NetBeans.
Para utilizar o tema Black do NetBeans, basta clicar aqui para fazer o download. Depois disto, basta instalá-lo e alterar seu tema no menu de opções.

Comentando e descomentando uma seleção
Outro comando extremamente útil para se comentar uma linha de códigos sem ter que ficar contornando-os com /* */ ou enchendo de //, basta selecionar todo o código que deseja comentar e pressionar Ctrl + / e tchandan! Todo código está comentado. Para descomenta-los, basta utilizar o mesmo atalho. Também funciona com HTML, CSS e Javascript :D

Estruturas rápidas
Para quem programa em Java, lá vai dois comandos muito úteis para completar códigos: invés de escrever por extenso o comando System.Out.Println("texto"), basta escrever sout e apertar Tab.
Em Java você também pode digitar psvm e pressinando Tab, você tem uma estrutura completa de public static void main(String[] args){}
Vai fazer um comando for? Basta escrever for e apertar Tab. O NetBeans cria uma estrutura For simples para você. Isso só funciona com Java (PhP mandou lembranças T_T).

Esses são alguns dos atalhos que mais utilizo no NetBeans e facilita demais a minha navegação dentro da IDE e também na hora de digitar códigos e inserir comandos repetidos.

Se quiser se aprofundar e procurar mais atalhos dentro do NetBeans, você pode acessar:
Atalhos do teclado - Documentação oficial do NetBeans
Mais atalhos - codejava.net

Garanto que conhecendo esses novos atalhos irá lhe poupar muito tempo ao realizar suas tarefas, além de agilizar bastante seu desempenho como programador nesta plataforma.
Bom uso!

Este artigo lhe ajudou? Você pode retribuir o favor curtindo minha página no Facebook:
Tags: netbeans, teclas de atalho, desenvolvimento

Voltar ao início
Publicado em   02/05/2017

Topo

Faça um comentário a respeito deste artigo!