Conrado Saud Programador

Escrevo neste blog, códigos e teorias de programação que desenvolvo e são úteis para mim. Pelo mesmo, espero que seja útil para você. Todo conteúdo aqui é público e gratuito.

contato@conradosaud.com.br

Conheça meu trabalho

25 Cursos de programação GRATUITOS: 15 playlists c/ vídeo-aula, 10 apostilas, 5 indicações e mais...

Escrito por Conrado Saud

contato@conradosaud.com.br

Depois do feedback impressionante que tive quando escrevi o artigo 13 templates responsivos completamente gratuitos para você usar em seu projeto! fiquei motivado a continuar escrevendo e publicando mais coisas do tipo. Quando se trata de códigos e assuntos de programação, isso ajuda algumas pessoas que estão com aquele problema ou até aderem a ele para seu projeto, o que me deixa feliz, contudo, quando se trata de um interesse global das pessoas, o artigo se torna mais útil e acaba a ajudando um número maior de pessoas. Isto me incentivou a publicar este artigo que é rico em conteúdo didático.
Lembre-se de salvar este artigo nos favoritos do seu navegador para que você sempre possa consultar os links que estão aqui, e mais que isso: compartilhe este conteúdo com seus amigos! Distribua conhecimento.

Sou eu que recomendo
Todo o conteúdo aqui disponibilizado são cursos, apostilas, playlists de aulas e afins que eu estudei e que guardo comigo. A maior parte de tudo que está sendo indicado aqui eu já li e utilizei para conhecimento próprio, e por isso posso recomendá-los, e os que eu ainda não li ou estudei, eu mantenho minha confiança no conteúdo e recomendo a todos por vir de fontes confiáveis.

Vamos começar pelos canais no Youtube que oferecem cursos e aulas em vídeo sobre programação que eu recomendo bastante. Vou dizer minha sincera opinião sobre eles e seus cursos e minhas indicações pessoais. Espero que gostem.


Canais e Playlists no Youtube


Todo conteúdo do Youtube é público e gratuito e todos canais eu acompanho a bastante tempo. Como dito, todo o conteúdo é gratuito e muitos produtores desse tipo de conteúdo recebem dinheiro com a publicidade que o Youtube oferece. Se você admira esse tipo de conteúdo é sempre importante não utilizar o AdBlock para assistir a tais cursos, pois dessa forma você colabora com a produção de mais conteúdo gratuito em troca de propagandas, o que é melhor para você como estudante. Da mesma forma, vários canais usam os famosos Patreon e o Apoie.me, que são plataformas na qual alunos do curso podem doar uma quantia em reais para os produtores de conteúdos do canal, o que eu acho um apoio bacana. Boas aulas.

Curso em Vídeo

O Curso em Vídeo é de longe um dos melhores canais que ensinam programação no Youtube, oferecendo cursos gratuitos de altíssima qualidade (supera facilmente vários cursos pagos por aí, verdade seja dita) para o público iniciante. O Gustavo Guanabara ministra ministra todas as aulas do canal e tem um projeto muito bacana que você deve acompanhar e se inscrever.

Cursos e aulas

Playlist completa

Todos os cursos são incríveis, mas o que mais recomendo são:
  • Lógica de programação (algorítimos)
    Embora eu não recomende algorítimos puro para quem está começando, as aulas de algorítimos feito pelo Gustavo Guanabara neste curso ficaram incríveis, ajuda muito no entendimento do novo programador.
  • Banco de Dados MySQL
    Foi o melhor curso de banco de dados que encontrei no Youtube brasileiro, fora que a qualidade é sem igual. Recomendadíssimo!
  • Orientação a Objetos com Java e com PHP
    Outro curso que merece palmas. Além das aulas práticas, há também as aulas teóricas. Os exemplos utilizados para realizar o curso são muito bem colocado e fica fácil aprender POO.
  • Curso de PHP
    É um ótimo curso para PHP, embora existam vários outros para concorrer eu recomendo.


Excript

Acompanho o canal e os cursos do Cláudio Rogério há anos e adoro. A didática dele é muito boa e é muito fácil acompanhar e entender o raciocíonio que ele aplica nos cursos. No canal do Excript existe uma váriedade de cursos que vão desde o iniciante, intermediário e até avançado.

Cursos e aulas

Playlist completa

Tem alguns cursos mais completos que eu gosto e recomendo mais particularmente que outros, são eles:
  • Curso de PHP
    Como disse anteriormente, a didática do Cláudio é muito boa. São mais de 100 aulas de PHP com um andamento muito tranquilo e este curso já imenda com Orientação a Objetos de uma forma muito organica, o que fica muito bom para quem está aprendendo.
  • Curso de C++
    Este é simplesmente o melhor curso de C++ que há no Youtube brasileiro.
  • Curso de Android
    Se eu conhecesse essa playlist quando comecei a aprender Android eu não teria sofrido tanto. Só isso a declarar.


Java & Cia

Muito bom conteúdo. O Ricardo Lopes é um excelente professor e ministra aulas de uma maneira bem amigável e que me fez aprender Java de uma forma muito simples e inteligente. A didática também ajuda bastante, é um canal que recomendo a todos meus amigos.

Cursos e aulas

Playlist completa

O curso de Java é recomendadíssimo, assim como jQuery também é curso completo, veja:
  • Curso de Java SE Completo
    Quer aprender Java? Este é seu guia definitivo, foi através dele que aprendi muito sobre Java. O melhor de tudo é que o curso é completo mesmo, pois com ele você vai do iniciante ao avançado, incluso com Orientação a Objetos.
  • Curso de jQuery
    Também é o maior e melhor curso de jQuery que encontrei no Youtube brasileiro. Sempre que eu tinha dúvidas de jQuery e pesquisava a respeito, eu sempre caia nos vídeos desta playlist e até hoje assisto para revisar. Recomendo!


The New Boston

Este é um canal completamente em inglês que recomendo a todos, pois a didática é muito simples e é muito compreensível o que o Bucky Roberts fala em seus vídeos, logo, eu que não tenho um listening muito bom, ainda consigo compreender, então tenho certeza que você também conseguirá.

Cursos e aulas

Playlist completa

Vai ser difícil recomendar os cursos, são mais de 115 playlists de cursos e vídeo aulas de matemática e temas gerais, algumas playlists chegam a ter mais de 100 vídeos. Então vou citar apenas alguns que acompanhei, mas sugiro que dê uma boa olhada no canal, tenho certeza que você vai encontrar muita coisa bacana lá:
  • Desenvolvimento de Aplicações Android para Iniciantes
    Foi o curso que mais acompanhei e aprendi bastante coisa sobre Android. São várias aulas de exercícios práticos, onde você aprende a fazer vários recursos no Android e aprendendo mais como programar para o mesmo.
  • C# Para Iniciantes
    São 200 vídeos de puro C# para você aprender a utilizar esta linguagem. Até hoje eu encontro vídeos que me ajudam nesta playlist.
  • Objective C
    Nunca gostei muito das linguagens C e companhia. Recomendei este curso a um de meus amigos que queriam aprender ObjC e ele disse ter gostado bastante e recomendou-me.
  • Tutorial de Ajax
    É o que estou estudando no momentos. Espero em breve poder trazer algo aqui para o blog.


Thiengo Calopsita

Se você programa em Android, este é um canal obrigatório a ter nas suas inscrições do Youtube. O Thiengo produz um conteúdo muito bom relacionado a Android e eu acompanho sempre que posso para me atualizar, além de ser uma pessoa que entende muito do assunto, admiro isso.

Cursos e aulas

Veja todos os vídeos

O canal é repleto de conteúdo Android, lá você consegue encontrar qualquer coisa sobre a plataforma.


Python para Zumbis

Eu tenho um carinho muito especial por todas as aulas feitas pelo Fernando Masanori neste canal. Recomendo fortemente caso queira aprender Python.

Cursos e aulas

Veja todos os vídeos

Devo confessar que o canal é uma pequena baguncinha, então se você quiser encontrar o primeiro vídeo do curso, clique aqui.


Rodrigo Branas

Encontrei este canal quando estive procurando algo relacionado a NodeJS. Está na minha lista de aulas para assistir assim que terminar de estudar o que tenho no momento. Desde já recomendo o canal e a playlist.

Cursos e aulas

Veja todos os vídeos

A didática dele é bem legal e te empolga a certo ponto a aprender o NodeJS. Infelizmente, não é um curso "completo", as aulas acabam meio de repente, mas dá pra aprender bastante coisa e seguir sozinho no aprendizado do NodeJS depois disso.
Ele também tem uma playlist de AngularJS que parece ser muito boa, sendo que ele faz até palestras sobre. Vale a pena dar uma conferida.



Apostilas Completas


Eu sempre incentivo a prática de ler boas apostilas de programação. Atualmente muitos estudantes tem a preguiça de ler e preferem víeo aula, usando a desculpa de que o "entendimento" por vídeo aulas é melhor. Não digo que apostilas são melhores que vídeo aulas, mas digo que conteúdos escritos geralmente são mais completos e eu apoio totalmente.
Eu recomendo para um estudo aprofundado e completo, é que sempre que for estudar algo novo, tenha uma apostila em mãos juntamente com um bom curso em vídeo aula, use um como complemento do outro. Na minha opinião, essa é a melhor forma de se estudar e aprofundar em algo quando o assunto é programação.
Lembrando que diferente do Youtube, apostilas tem uma restrição maior de uso publico e gratuito. Todas as apostilas que vou listar aqui eu encontrei como conteúdo disponibilizado na internet e na verdade não sei se são publicas nem me importo, mas a questão é que temos uma fonte de conhecimento aqui que você pode usufruir gratuitamente. Aproveite isto.
Devo deixar claro que os melhores materiais em apostilas que há na internet com conteúdo em português, sempre vou confiar a Caelum e também a K19, pois foi através delas que sempre aprendi muita coisa e o conteúdo é rico e muito relevante. Então vou lista-las primeiro aqui, e em seguida, outras opções de apostilas de outros autores.

Caelum

As apostilas de Caelum eu recomendo bastante, tem tudo bem completo e é um ótimo complemento para qualquer vídeo aula que você queira acompanhar com leitura.

Apostilas


  • Java e Orientação a Ojetos
    Li completo e gostei bastante, foi um ótimo complemento com as vídeo aulas da Universidade XTI que recomendei acima.
  • C# e Orientação a Objetos
    Não cheguei a ler esta apostila, mas creio que seja parecida com a de Java com POO já que não é possível desviar muito do que um ensinaria no outro, então está recomendado!
  • Java Web
    Estava na lista para ler, mas isso nunca aconteceu hehehe. Meu professor recomendava bastante esta apostila.
  • Ruby on Rails
    Eis que nos primeiros anos da faculdade um de meus amigos se apegou a esta apostila e nunca mais soltou. Ouse falar mal do mesmo para ele e serás uma pessoa morta.


K19

A K19 oferece as melhores apostilas na minha opinião. Os cursos são mais aprofundados que a Caelum (não desmerecendo) e até mesmo o design da apostila me agrada mais. Mas acho que esse é um gosto pessoal.
Atenção: parece que alguns links do site oficial da K19 estão quebrados. Não sei o que está acontecendo, talvez o site esteja fora do ar por algum tempo, mas como é o site oficial provavelmente uma hora volte. Caso contrário, sabendo-se os cursos que a K19 oferece, você consegue encontrá-los em PDF separado na internet a fora.

Apostilas


  • Desenvolvimento HTML com CSS e JavaScript
    Sempre recomendo essa apostila a quem está começando a mexer com web. Todos que eu indico sempre dizem ser muito bom, por isso continuo recomendando.
  • Desenvolvimento Mobile com Android
    Este é um ótimo conteúdo escrito para aprender Android, embora seja um pouco mais complexo do que outras apostilas que ensinam o mesmo, a qualidade dos cursos da K19 é sempre muito boa.
  • SQL e Modelo Relacional
    Ótimo curos de Banco de Dados relacional. Ensina desde a teoria a prática. Mais um ótimo complemento para você ter junto com vídeo aulas.
  • Desenvolvimento Web Iniciante e também Avançado
    Não cheguei a ler o desenvolimento web iniciante, mas está na minha lista de estudo o guia avançado.
  • Desenvolvimento Web com ASP.NET
    É ótimo ter um curso deles com a qualidade da K19, pois não tem sido muito fácil encontrar esse tema com ASP.NET em um guia definitivo na internet.


Outros

Existem outras diversas apostilas que eu tenho guardadas comigo de autores que entendem muito do assunto e que me ajudaram a aprender bastante coisa e é com enorme prazer que eu as disponibilizo aqui.

Apostilas


  • Bruno Rodrigues: Apostila de PHP
    Apostilas e cursos de PHP tem aos montes na internet, porém aprendi muita coisa com a apostila do Bruno Rodrigues que até então não tinha encontrado em nenhum outro curso ou apostila. Tem vários métodos e funções exclusivas do PHP que só fui entender e saber que existem nesta apostila. Vale a pena dar uma olhada.
  • Kassio Sousa: Apostila de CSS Completo
    Se você quer aprimorar suas habilidades com produção de Front-end, esta apostila é definitiva. Eu sou péssimo com CSS e essa apostila me ajudou bastante a tirar o pé da lama e fazer um layout que não agrida os olhos alheios.
  • Bruno Batista: Fundamentos do Desenvolvimento Web
    Se você pretende se aprofundar nos conhecimentos web, essa apostila é uma leitura e tanto. Como dito no título, são apenas fundamentos, nada de códigos. O Bruno Batista é um ótimo escritor e gostei pra caramba de ter lido este material.
  • SQL Tutorial
    Este não é exatamente uma apostila, mas é um site que tem muito conteúdo de SQL onde você pode se guiar pelo sumário e aprofundar em várias partes do SQL. Juntamente com este link, gostaria de deixar aqui também o PDF do Manual MySQL 4.1 que é também uma excelente leitura para aprofundar no MySQL, lá tem bastante coisa e recomendo que dê uma olhada também.



Sites Recomendados


Sempre que procuro por informações de programação na internet, assim como apostilas, cursos e locais de aprendizados, eu sempre acabo encontrando algum site e fóruns sem querer que tratam do assunto. Muitas das vezes são sites com um conteúdo impressionante que eu sempre digo que todo mundo deveria conhecer estes sites. Por conta disso, já que estamos falando de apostilas e cursos, vou recomendar dois sites muito bons para você encontrar apostilas, códigos e cursos, só me prometa não substituir o blog, ok? Hahaha.
Como dito, vou recomendar apenas dois sites no momento pois pretendo fazer outro artigo apenas com recomendações de sites. Se você gostar dos que vou recomendar aqui, então salve o blog nos favoritos e curta a página do blog no Facebook para que você seja notificado quando este artigo for lançado no blog.

Neste site você encontra um monte de cursos em formato de apostilas, livros, tem vídeo aulas e até mesmo aqueles cursos que você compra a apostila e vem junto com CD, o que é bem bacana. O melhor de tudo é que o site é focado em apostilas não só de programação, como em temas gerais de computação que vão desde pacotes adobes, até sistemas operacionais. Com certeza com uma pequena busca no site você encontrará vários cursos que vão lhe interessar.


Este site foi um grande achado na internet e está na lista dos sites que todo mundo deveria conhecer. No link oferecido no titulo irá direcionar a uma página com dezenas de apostilas com conteúdo excelente, onde há milhares de usuários que fizeram seus downloads e avaliaram o material. Você pode clicar aqui também para ver uma outra página do site que oferece códigos em várias linguagens e pode ser útil para você.



Para Concluir...


Este é todo o acervo de cursos que guardo comigo já faz alguns anos. Sempre compartilho e indico para amigos e achei um momento oportuno trazê-los para o blog, pois creio que vai ajudar muita gente.
Já disse lá em cima no artigo, mas volto a repetir: não se limite somente a video aulas. Sempre tenha mais de um material de estudo, nunca busque conhecimento de aprendizados apenas de uma só fonte. O ideal é sempre acompanhar um material de estudo de leitura e um de vídeo, pois assim você consegue se aprofundar melhor naquele estudo com visões diferentes do mesmo assunto, e isso é excelente!
Sempre vou insistir, guarde este artigo nos favoritos do seu navegador, sempre é muito bom ter este tipo de conteúdo salvo em algum lugar, pois mesmo que você não precise agora, talvez no futuro venha a procurar e provavelmente não lembrará onde deixou os links e referências de estudo, e digo isso por experiencia própria.
Conhecimento é algo que deve ser compartilhado com todos, principalmente quando se trata de materiais gratuitos de boa qualidade, por isso, recomende este artigo para todos seus amigos que possam se interessar pelo assunto, assim como nas redes sociais e nos grupos de programação e programadores que você participa e conhece.

Haverá mais artigos como este na qual recomendo mais estudos, sites, templates como já postei anteriormente e vários outros assuntos de interesse geral, então para não perder estes artigos que estarão por vir, salve não só a home do blog nos seu favoritos, como também curta a página do blog no Facebook , pois fazendo isso você é notificado quando algo novo sair.
Aproveito o momento para lhe convidar a conhecer meu canal no Youtube onde também seleciono alguns artigos do blog e faço-os em formato de vídeo seguindo o artigo, tenho certeza que você vai gostar.
Sugestões e informações, envie-me um email para blog@conradosaud.com.br ou use a caixa de comentários do Facebook logo abaixo. Agradeço sua presença aqui.


Este artigo lhe ajudou? Você pode retribuir o favor curtindo minha página no Facebook:
Tags: cursos, recomendados, utilidade

Voltar ao início
Publicado em   01/07/2017

Topo

Faça um comentário a respeito deste artigo!