Retrospectiva 2017 do Blog Conrado Saud Programador! Conrado Saud Programador

Conrado Saud Programador

Escrevo neste blog, códigos e teorias de programação que desenvolvo e são úteis para mim. Pelo mesmo, espero que seja útil para você. Todo conteúdo aqui é público e gratuito.

contato@conradosaud.com.br

Conheça meu trabalho

Retrospectiva 2017 do Blog Conrado Saud Programador!

Escrito por Conrado Saud

contato@conradosaud.com.br

No dia 04 de abril de 2017 eu tomei a iniciativa de criar o blog na qual estais a ler este artigo. Meu interesse de criação do blog veio a partir de vários momentos em que, no mundo da programação, me encontrei em situações de grande dificuldade para aprender uma determinada tecnologia, para desenvolver algum layout, em encontrar recomendações de programação e também de várias dúvidas que tive ao longo da minha jornada no mundo dos códigos.
Depois de muita persistência e finalmente entender e concluir aquilo que eu precisava, eu via que aquilo que eu tinha tanta dificuldade de aprender ou de projetar, na verdade, era muito simples, mas da forma na qual foi me apresentado estava ruim; não estava claro.
Foi através destes tipos de ocasiões que aconteceram comigo que decidi criar este blog. Escrever artigos sobre assuntos que tive muita dificuldade de aprender e explorar eles da maneira mais simplista possível. Eu chamo todos os posts do blog de artigos, pois em um post realizado aqui há muito mais do que um código-fonte que o usuário pode copiar e colar, há também uma leitura mais aprofundada com dicas e explicações detalhistas daquilo que está sendo abordado. É por isso que chamo os usuários do blog de leitores, pois muito mais do que usuários, programadores, curiosos, estudioso, muitos de vocês são leitores daquilo que escrevo. E sou grato pela sua atenção nesta singela página na internet. Obrigado por estar aqui!

O primeiro artigo do blog foi como instalar o GeoIp no seu site e conseguir a localização do usuário pelo Ip que publiquei no dia 12 de abril. Este foi mais uma das implementações que tive muita dificuldade de fazer e depois que aprendi vi que não era tão difícil de se implementar, o problema é que os tutoriais e a explicação que se encontrava na internet eram horríveis. Hoje, você pode ler o artigo e entender de uma forma muito simples como ele funciona. Foi também o artigo que me motivou a gravar o primeiro vídeo relacionado aos artigos do blog e publicá-lo no meu canal do Youtube. Inclusive, recomendo que se inscreva por lá agora.

Preparei um infográfico do blog para fazer a retrospectiva desse ano de criação do mesmo. O fiz como se fosse uma "linha do tempo" e o css dessa coisa linda feita totalmente em Bootstrap v3 você encontra aqui.

Blog Conrado Saud Programador em 2017

2017 foi um ano de muitas realizações pessoais, e uma delas (que também foi um desafio) foi a criação deste blog e o comprometimento de manter a constância de publicações de novos artigos. Conheci muita gente nesse meio tempo e recebo muitas mensagens de leitores, principalmente agradecimentos por algo que encontraram no blog. Sou grato por sua presença aqui.

  • de abril à dezembro

    Visitas no blog em 2017

    Desde o início do blog até o último dia de 2017 o mesmo recebeu 4.232 acessos!
    Das visitas, 85% do público é brasileiro e outros 15% de outros países, sendo Portugal e Angola a maior porcentagem, seguido dos Estados Unidos, Canadá e outros países da Europa.

  • maio foi um mês bom

    Pico de visitas

    O maior pico de visitas foram nos dias 9 e 10 de maio na publicação do artigo 13 templates responsivos completamente gratuitos com 187 e 262 visitas, respectivamente.

  • mais usuário em agosto

    Comportamento do público

    30% dos usuários são leitores frequentes do blog, totalizando 2.678 companheiros. Deste público e também dos novos visitantes, apenas 28% leem todas as balelas escritas do artigo. Obrigado por sua presença aqui!

  • publicado no dia 27 de julho

    O artigo mais trabalhoso

    Escrever artigos e trazer novas tecnologias sempre requer trabalho, entretanto, o artigo Como fazer Web Scraping utilizando Python me deu sérias dores de cabeça para escrevê-lo.
    A parte mais complicada em escrever um artigo é colocar a didática e a explicação do código de forma clara e que fique fácil de ser entendida pelo leitor.

  • o google reconheceu o blog em maio

    Como você conheceu o blog?

    56% das visitas vieram do Facebook! Outros 21% são resultados de busca do Google enquanto 19% são de usuários que acessam o blog diretamente de seus navegadores. E você? Já salvou o blog nos favoritos do seu navegador?

  • primeiro vídeo em 28 de maio

    Mídia de vídeo

    Você já visitou a playlist de vídeos do blog no Youtube? Até então foram 4 vídeos relacionados aos artigos do blog, totalizando 1.224 visualizações, o que é uma taxa muito alta de visitas dadas a um canal com publicações de conteúdo variado e baixa constância de postagem de vídeos. Obrigado por assistir!

  • primeira mensagem em 17 de abril

    Mensagens dos leitores

    Recebo várias mensagens dos leitores do blog que vêm principalmente do Facebook, seja da página do blog quanto do meu perfil pessoal, como sugestões de novos artigos, comentários e outros. A maior parte das mensagens são dúvidas e conversações a respeito do artigo 25 cursos, apostilas e playlists gratuitos de programação.

  • zero artigos entre setembro e dezembro

    Outras curiosidades

    O artigo menos visitado teve 47 acessos. O primeiro artigo do blog até hoje foi visitado 136 vezes. O artigo mais acessado através de pesquisas do Google teve 241 visitas e é o mais problemático do blog por conta da exibição do css + javascript e a estrutura em si do artigo. São 16 o número de visitas diárias no blog. Apenas 9% dos leitores são mulheres. A idade dos leitores mais frequentes do blog é de 25 a 34 anos de idade com 45% das visitas contra 34% das visitas dos leitores entre 24 anos ou menos.

  • e no dia 02 de setembro...

    Por fim, o artigo mais acessado

    Sempre que falamos de estatísticas, a que mais chama atenção é do objeto mais acessado e avaliado pelo público. Até então, o artigo campeão de visitas é o Diálogos flutuantes e temporizados para notificações com 580 acessos, perdendo apenas para o artigo de maior pico com 531.


E o que temos para 2018

Sou uma pessoa que está em constante mudança. Não me sinto bem estando acomodado com algo, por mais que seja algo bom. Eu trago isso também para o mundo dos códigos.
2014 e 2015 foram dois anos em que eu estudei bastante teorias de programação, bastante padrões de projetos, algumas tecnologias e também no desenvolvimento desktop. Em 2016 e também em 2017 eu foquei no desenvolvimento web. Não é à toa que a maior parte dos artigos do blog é envolvendo linguagens como PhP, Javascript, bastante html e um pouco de web design. Gosto bastante da web, mas existe uma outra área que tem crescido tanto quanto e são novas tecnologias que vou priorizar (e já comecei) para o estudo em 2018 que também trarei para o blog e creio que novos leitores surgirão.

Desenvolvimento mobile vem aí
Não é nenhuma novidade que aplicações mobile tem tomado conta do mercado, principalmente entre os usuários não-comerciais do dia a dia. Hoje, muitas vagas de emprego como desenvolvedor procura um bom programador mobile. A área já cresceu bastante e hoje está em constante expansão com novas tecnologias de desenvolvimento surgindo a todo momento.
Além disso, outras tecnologias que conhecemos e utilizamos muito nos dias de hoje também andam em constante mudança e aprimoramento. Por exemplo, muitas tecnologias que surgem hoje já estão substituindo o Javascript pelo Typescript. NodeJS crescendo e ganhando cada vez mais o mercado na área do back-end. Temos muito mais possibilidades de criar um design mais elegante utilizando, invés de css, o sass/scss. De jQuery, agora é muito comum encontrar AngularJS e também o React. Existem muitas coisas novas no mercado que vale a pena o investimento de tempo e estudo.

Essas são as novidades que pretendo trazer não só para o blog, mas também para o conteúdo didático em português na internet em modo geral de uma forma bem intuitiva, fácil e simples de se entender e aplicar, assim como eu faço nos artigos aqui do blog.
Desenvolvimento mobile (nativo e/ou hibrido) e aprimoramento em novas tecnologias são as metas para esse ano que se inicia.

Gostou da ideia?
Para receber as notificações desses novos artigos que vão marcar o ano de 2018, você, leitor, tem várias opções de acompanhar as publicações do blog. A primeira delas que sempre recomendo é adicioná-lo aos favoritos do seu navegador. Visite semanalmente e veja quais são as novidades da semana.
Também me acompanhe nas redes sociais, eu sempre informo com antecedencia a escrita de um novo artigo. É através delas (e pelo email) que você pode entrar em contato comigo e pedir sugestões de novos artigos, tirar suas dúvidas, etc.

Acompanhe a página do blog no Facebook. Seja notificado sempre de novos artigos assim que eles estiverem sendo escritos e também quando forem publicados!

Siga-me no meu perfil pessoal do Facebook. Assim como na página, aqui eu também posto novidades e meu perfil é público. Também é um meio que muitos leitores usam para conversar comigo.

Inscreva-se no meu canal do Youtube. Nele posto bastante vídeos aleatórios, mas tenho uma playlist exclusiva para os artigos do canal, visite ela aqui.

Você também pode visitar meu site pessoal. Lá coloco mais informações de trabalhos variados meus. Nele você também encontra a minha página como freelancer.

E 2018 também marca a estréia do TramaCast! Meu podcast onde pretendo falar abordar assuntos como as diversas teorias do universo, conspirações, e também fazer algumas reflexões e provocações em modo geral. Visite agora mesmo clique aqui!

Quer enviar-me emails? contato@conradosaud.com.br este é o endereço.


Mais uma vez: obrigado pela sua presença e sua atenção na leitura deste artigo. 2018 inicia-se agora e é um novo ano com novas possibilidades e mais 365 (357 no momento em que escrevo isso) dias de tentativas com a esperança de sucesso!
Quero finalizar este artigo com uma frase do filósofo Paulo Freire (1921-1997) que conheci na leitura do livro Educação, Convivência e Etica do grande filósofo Mario Sergio Cortella. Paulo Freire dizia:
“é preciso ter esperança. Mas tem de ser esperança do verbo esperançar”
Por que isso? Por que tem gente que tem esperança do verbo esperar. Esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. “Ah, eu espero que melhore, que funcione, que resolva”. Já esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. É ser capaz de recusar aquilo que apodrece a nossa capacidade de integridade e a nossa fé ativa nas obras. Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. Por isso, é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperançar!
Meu nome é Conrado Saud e este é o início de um novo marco no blog em 2018.

Este artigo lhe ajudou? Você pode retribuir o favor curtindo minha página no Facebook:
Tags: retrospectiva, 2017

Voltar ao início
Publicado em   08/01/2018

Topo

Faça um comentário a respeito deste artigo!